Ter, 26 de maio de 2020, 13:40

Campus da UFS já está limpo, depois da enchente no centro de Laranjeiras
Uma equipe de profissionais foi enviada para fazer a limpeza

O Campus Laranjeiras já está limpo e pronto para realizar qualquer atividade, caso seja autorizada. Nesta segunda-feira, uma equipe de 20 profissionais encaminhados pela Superintendência de Infraestrutura (Infraufs) fez a completa limpeza dos espaços afetados pela enchente causada pelo transbordamento do rio Cotinguiba ocorrido na madrugada da quarta-feira, dia 20, afetando principalmente o auditório e a biblioteca.

“Enviamos uma equipe de agentes de limpeza, eletricistas e carpintaria. Eles foram munidos de todos os EPIs, desde botas e luvas, como máscaras e óculos para sua proteção, além de equipamentos de segurança mais específicos de cada profissional da manutenção. Evitamos ficar mais de duas pessoas no ambiente, devido à situação que estamos vivenciando”, informou o superintendente da Infraufs, professor Antônio Américo Cardoso Junior.

Os profissionais se deslocaram em duas vans com capacidade para 20 pessoas cada, mas estavam com metade da capacidade para manter a distância entre eles, assim como foi solicitado uma distância de 1,5m na fila para entrar nos veículos. No Campus, os eletricistas verificaram a instalação elétrica para evitar qualquer risco aos profissionais que estavam trabalhando na limpeza, como aos usuários do Campus.

“Só foram enviados os agentes de limpeza que possuíam adicional de insalubridade ou periculosidade”, explicou o superintendente. “Primeiro uma dupla entrava no ambiente para a retirada dos móveis, depois entrava uma dupla de agentes de limpeza e depois os móveis eram colocados no lugar, sendo feita a limpeza final do ambiente”.


A instalação elétrica também foi verificada para evitar qualquer risco aos profissionais da limpeza
A instalação elétrica também foi verificada para evitar qualquer risco aos profissionais da limpeza

Quanto aos danos causados pelas águas, o pessoal da carpintaria contabilizou o número de portas danificadas que serão trocadas ao longo dessa semana. “Um total de 20 portas deverão ser substituídas”, disse, acrescentando que um veículo de carga também foi disponibilizado para levar os equipamentos utilizados na ação, como bombas de alta pressão, por exemplo.

Enchente inesperada

O diretor do Campus Laranjeiras, professor Gilson Rambelli, já havia garantido que as atividades desenvolvidas pela Universidade Federal de Sergipe não estão prejudicadas e o retorno às atividades acadêmicas não estará ameaçado por conta do transbordamento do rio Cotinguiba, que inundou a parte histórica da cidade.

“Não há nada que possa comprometer o nosso retorno. Não teve nenhum dano maior e se tivéssemos que voltar já voltaríamos sem problema”, garantiu. A chuva que começou na segunda-feira se intensificou na terça e, na madrugada da quarta-feira, dia 20, aconteceu a enchente. Mais de 60 famílias ficaram desalojadas e o comércio local sofreu grande prejuízo.

“A água entrou no Campus, o hall encheu, o auditório também, assim como a parte externa, mas por sorte a água não atingiu os nossos laboratórios, houve só um pouco de água no chão. Na parte do campus onde nada foi atingido estão justamente as nossas reservas técnicas, os laboratórios, o acervo de arqueologia, de museologia, isso tudo está protegido. Nossas reservas técnicas estão preservadas”, informou, acrescentando que, no outro lado da rua, a Biblioteca foi atingida mas sofreu poucas perdas.

Uma enchente como essa não ocorria há 20 anos, mas agora Gilson Rambelli teme que o rio volte a transbordar. “Acho que pode acontecer de novo e o município tem que fazer alguma coisa, talvez mais dragagem da calha do rio, porque tem lugar que está muito raso. Pretendemos discutir isso com a Prefeitura”, disse o diretor do Campus.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor


Atualizado em: Ter, 26 de maio de 2020, 16:01

Notícias Relacionadas
Notícias UFS