Seg, 02 de agosto de 2021, 18:47

Livro auxilia professores com estratégias para o ensino coletivo de violão
Obra lançada pela EditoraUFS está disponível gratuitamente

O violão é um daqueles instrumentos musicais que se pode aprender por vários caminhos, inclusive só olhando alguém tocar. Mas como não é todo dia que nasce um Canhoto da Paraíba ou Carlinhos 7 Cordas, é preciso pensar no trabalho do professor de violão.

Foi para capacitar os que desejam ensinar melhor aquele que é provavelmente o instrumento mais presente em nossa música que o professor Marcelo Brazil escreveu o livro “Na ponta dos dedos: estratégias para o ensino coletivo de violão” (82 pág.), que acaba de sair pela Editora UFS.

capa: Alana Gonçalves/EditoraUFS

“Normalmente se fala muito sobre o que você deve ensinar, quais os conteúdos, mas ninguém debate ou registra como alguém poderia ensinar aquilo, o que é talvez uma lacuna presente em várias áreas da educação do país”, explica o professor que atua no Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe.

O livro traz uma descrição detalhada de estratégias de ensino que o autor tem utilizado para fazer com que seus alunos aprendam a ler partitura e tocar violão em aulas de formato coletivo.

O conteúdo foi desenvolvido e testado pelo autor ao longo de sua trajetória de ensino em diversos espaços educacionais, como projetos sociais, na educação superior e até no sistema prisional, e sintetizado em sua tese de doutorado, desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Disponível gratuitamente para download na livraria da Editora UFS, a obra visa também preencher uma lacuna do mercado editorial brasileiro. “Nosso mercado sempre teve dificuldades com relação ao material musical, seja por predileção a métodos importados, seja pelo custo da produção dos livros, o que impedia uma circulação maior”, pontua o professor.

Professor do Departamento de Teatro, Marcelo Brazil é regente, compositor e violonista com larga experiência no ensino coletivo de violão. (Foto: Nayack Saturnino Tranquilli)

Embora direcionado ao ensino de violão, o livro traz sugestões de como ensinar leitura musical e outros aspectos do ensino de música que podem ser destinados a outros instrumentos musicais.

Fruto do edital de Livros Digitais da Editora UFS, que aprovou 30 obras para publicação, “Na ponta dos dedos: estratégias para o ensino coletivo de violão” contou com o projeto gráfico e capa da servidora Alana Gonçalves.

Podcast Sinopse

A obra escrita pelo professor Marcelo Brazil foi tema do terceiro episódio do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

O autor

Natural de Salvador, Bahia, Marcelo Brazil é regente, compositor, violonista e professor com larga experiência no ensino coletivo de violão. Publicou seu primeiro livro, “Na ponta dos dedos: exercícios e repertório para grupos de cordas dedilhadas”, em 2012.

Atualizado em: Seg, 02 de agosto de 2021, 19:06